Publicado por: Kássia Arlene | 14/06/2009

O Bric’s e a crise mundial.

 O BRIC que é composto pelos países emergentes Brasil, Rússia, Índia e China. A criação desse grupo ocorreu em virtude da necessidade de englobar e fazer um estudo sobre estes países. Existe uma especulação que em até 2050, suas economias juntas superarão as economias dos países mais ricos do mundo atualmente, porém com a crise mundial o país emergente está sendo pressionado por essa deficiência econômica que se alastra, levando conseqüências alarmantes até mesmo aos países desenvolvidos, isso se deve a hegemonia do sistema monetário internacional, essa hegemonia deve–se ao grande feito de Bretton Woods que tenha sido a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, se bem que nos primeiros anos do pós-guerra, esses órgãos tiveram papeis não significativo nas finanças do mundo, vindo a assumir um papel mais ativo no final da década de 60. Nos primeiros anos de Brettom Woods, o que prevaleceu foi o poder econômico, financeiro e político dos Estados Unidos, estendendo internacionalmente a hegemonia de sua moeda e de sua política.

A hegemonia Americana conseguiu legitimar-se em instituições e mecanismos de caráter mundial, hoje o mundo necessita de uma reforma no sistêmico financeiro internacional. Não se pode deixar um único país causar essa catrastofe no sistema econômico por ser um país com moeda mais comercializada do mundo, levando conseqüências na economia mundial por sua desvalorização e/ou queda no mercado econômico. Os países compostos pelo BRIC não estão com uma boa relação com Fundo Monetário Internacional (FMI), por sua forma desorganizada de definir quotas aos países do G20, com esse impasse pode a gravar ainda mais a situação, o BRIC é considerado uma grande potência econômica e pode ser fundamental para minimizar essa deficiência que hoje está afetando uma boa parte do mundo levando conseqüências desastrosas para alguns paises. Com isso os quatros países emergentes exigem do Fundo monetário Internacional mais participação ao que se diz respeito a qualquer decisão que for tomada.

O BRIC também quer ter poder de definir o percentual dos recursos que irão ser direcionados para diminuir a crise mundial. Hoje existe a necessidade de um novo Sistema Monetário Internacional podendo ser criado um processo financeiro onde não atingisse a economia mundial. Não podemos depender de uma hegemonia econômica de um único país. O sistema deverá considerar: a importância dos capitais privados fortemente trânsnacionalizados nas finanças internacionais; as relações dinâmicas do mundo global; e a inserção e peculiaridade dos países emergentes (Bric) atualmente considerados uma das grandes potencias dos produtos industrializados, que vem contribuindo com seu poder econômico para tentar cercear a crise mundial.


Respostas

  1. Parabéns Cara Kassia, parabéns pelo artigo e principalmente pela iniciativa do grupo de agregar conhecimento e possibilitar reflexão sobre temas tão significativos para a socieade.

    Esta iniciativa proporciona a todos a universalização do conhecimento e principalmente o aprofundamento sobre aspectos significativos para a vida de todos

    Parabéns

    • Obrigada Prof. Cleyson!

      Fico muito grata em ter sua opnião sobre nosso projeto, espero poder contribuir para a
      sociedade agregando-lhe conhecimentos e prospectando novos investimentos para Pernambuco.
      Mostrando-lhes as fontes de estímulo que o nosso governo dispôe, os impactos ambientais, enfim
      todos os benefícios para a inserção dos novos empreendedores e para as micro e pequenas empresas
      que ainda não estão no mercado global.

      SDS

      Kássia Arlene


Categorias