Publicado por: Kássia Arlene | 02/07/2009

Principais Órgãos Intervenientes no COMEX

     Para lidarmos com  o comércio exteriror, devemos conhecer os principais órgãos que de alguma maneira estõ afeitos ao assunto, tanto internacional quanto nacionalmente, visto que fazem parte do dia-a-dia das pessoas , empresas e governos, e seu desconhecimento dificulta as ações de quem pretende exportar e/ou importar. Eles serão apresentados, a seguir, separadamente.

Internacionais

Nas relações comerciais internacioanais entre os países existem duas organizações de alcance mundial, de grande e fundamental importância, que são a OMC – Organização Mundial do Comércio e a Unctad – United Nations Conference on Trade end Development ( esta é um orgão da ONU – Organização das Nações Unidas).

OMC – Organização Mundial do Comércio( WTO – World Trade Oraganization) foi estabelecida em 01/01/95, criada pelas negociações da Rodada Uruguai ( 1986-1994) e está localizada em Genebra , na Suíça, tendo em seus quadro 150 Países-Membros ao final de 2006.

O objetivo da OMC é ajudar os produtores de mercadorias e serviços, exportadores e importadores a conduzir e realizar seus negócios, procurando o ordenamento do comércio mundial entre os países, com o estabelecimento de regras claras e aceitas por todos, de modo que tornem o comércio mais justo entre eles.

Unctad- United Nations Conference on Trade and Development (conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento), estabelecida em 1964, localizada em Genebra , na Suíça, é um fórum permanente para discussões e deliberações intergovernamentais, e é o principal órgão da Assembléia Geral das Nações Unidas para o comércio, investimento e desenvolvimento.

    

Fonte: ABC do comércio Exterior 3ª Edição – Aduaneiras Autor: Samir Keedi. Cap. 2 pág. 28. 


Categorias